Um grupo de cientistas japoneses localizou nos arredores de Fukushima borboletas mutantes, alteradas pelo acidente nuclear provocado pelo desastre de 2011.



A liberação de material radioativo proveniente da usina acabou fazendo alteração em borboletas da espécie Zizeeria, que é mais sensível a mutações do ambiente que as borboletas normais. O padrão cromático e formato dos insetos foi alterado drasticamente, principalmente em olhos e asas.

A equipe formada por cientistas da Universidade de Rykyu vem realizando a coleta de borboletas desde maio de 2011. Já são 382 exemplares colhidos, e aparentemente o tempo tem aumentado a gravidade da mutação: Os exemplares colhidos em setembro de 2011 possuem alterações muito mais graves que as de maio de 2011.

O artigo foi publicado na revista Scientific Reports nesse mês, e são um excelente indicativo para estudar o impacto que a radiação da usina de Fukushima altera na fauna local. Abaixo, você confere um comparativo entre a Zizeeria normal e um exemplar alterado geneticamente.




Zizeeria em estado natural



Zizeeria modificada pela radiação

Via: Olha que legal