Com o objetivo de potencializar o alivio da dor e o tratamento infantil, o Centro Médico Nacional Infantil em Washington, capital dos USA, inaugurou em 3 de abril um complexo que utiliza games no tratamento de dores.
Games no tratamento de dores - Blog Victoralm

Games no tratamento de dores
Combinando design especial e a tecnologia Kinect da Microsoft, os pequenos recebem tratamento sem nem se darem conta. O gamefication, uso de mecânica e técnicas de design de games fora do contexto dos games, inserem as crianças em um mundo intergaláctico onde podem pintar, jogar e exercitar-se enquanto a equipe médica analisa a sua amplitude de movimento.
A doutora Sarah Rebstock, diretora da clinica e líder da iniciativa, informa que o programa mudará a forma como os profissionais de medicina lidarão com a dor dos pacientes. Tendo em vista a dificuldade em entender a dor, especialmente em crianças, o programa deverá ser um grande avanço. Geralmente, os médicos tem apenas uma escala de 1 a 10 para usar como referência e, após tratados, os pacientes são liberados em condições melhores, mas ainda sofrem com o desconforto.
Se uma criança só pode esticar seus ombros alguns centímetros durante um jogo, o software Kinect vai detectar o movimento em graus e indicar a área problemática. O sistema de jogo é capaz de segmentar e rastrear 24 pontos musculoesqueléticos no corpo.
Games no tratamento de dores - Blog VictoralmEm entrevista à Mashable, a doutora Rebstock informou: “A dor é uma das áreas mais carentes na medicina em geral. Até agora, tem sido impossível medir quantitativamente e monitorar a dor crônica em crianças… Este é um dos maiores avanços na medicina da dor nos últimos anos.
A maioria das crianças com dor crônica é submetida a longas e caras avaliações antes de receber tratamento. E um em cada quatro pais de pacientes para seu trabalho ou reduz sua carga horária de trabalho para cuidar deles. Com a nova tecnologia, as famílias poderão economizar tempo e dinheiro.”
A comparação entre pacientes que realizam o tratamento em academias e aqueles que se submeteram a novidade indica que as crianças que usaram o vídeo game tiveram uma melhor amplitude de movimento e relataram maior distração em relação à dor.
Os dados coletados como parte da iniciativa serão usado para otimizar atendimento às pessoas e também ajudar a avaliar o sucesso de tratamentos anteriores.
Fonte: Mashable